相片

Photographer's Note

The Moorish Castle or common called Castelinho da Fiocruz (Fiocruz Little Castle) is the main building of Oswaldo Cruz Foundation (Fiocruz).

The building was conceived by the physician Oswaldo Cruz who draw the first lines of the castle. The construction began in 1904 by the portuguese architect Luiz de Moraes Junior and the work was executed by italian, spanish and portuguese craftsmen, under the orders of a austrian master-builder. The building was completed in 1918.

The combination of the style of the palaces of the english Elizabethan period, expressed in the design of the towers and galleries and the Moorish style, found in walls, floors and interior decoration of ceilings and walls, made the Castle of the most important examples of eclectic architecture in Brazil.

It has 50 meters high and 45 wide installed over the top of a hill, that can be seeing from Red Line road that link International Airport to Rio Downtwon.

The building was founded over granite blocks, its walls were built of masonry and covered with bricks and the inner made of carved wood, covering every inch of the ceiling and walls. The bathroom was imported from England. The fixtures has domes with opaline mauve from Germany and the window bars have 18 different designs. Installed in 1909, the elevator made of mahogany with beveled glass doors, is the oldest elevator of Brazil and still in operation. Besides the elevator, the building had the most modern facilities of the time as the telephone system, electricity and gas facilities.

The preservation of the Moorish Castle in 1981 by the Institute of National Heritage (Iphan) included the entire architectural complex which is the most representative piece and the green of the surrounding area. Among the other buildings preserved by Iphan are the Clock Pavilion, built in 1902, and Stables completed in 1904, both in pure English style.

(translation from a Fiocruz website file).

See workshop for another point of view.

--x--

Quem conhece a hist鏎ia do Castelo de Manguinhos costuma dizer que ele foi um sonho delirante de Oswaldo Cruz, que tra蔞u os primeiros desenhos da constru誽o. O cientista justificava com o simples argumento da beleza sua escolha pelo estilo ecl彋ico para os pr嶮ios que abrigariam o Instituto Soroter嫚ico Federal, criado em 1900 e transformado em Instituto Oswaldo Cruz em 1908 em mem鏎ia de seu fundador. O Castelo Mourisco come蔞u a ser constru獮o em 1904 pelo arquiteto portugu瘰 Luiz de Moraes Junior e as obras executadas por art璗ices italianos, espanh鏙s e portugueses, sob as ordens de um mestre-de-obras austr燰co, s foram finalizadas em 1918. A combina誽o do estilo dos pal塶ios ingleses do per甐do elizabeteano, expresso no tra蓷do das torres e galerias, e do estilo mourisco, presente nas fachadas, pisos e na ornamenta誽o interna dos tetos e paredes, fazem do Castelo um dos exemplos mais primorosos da arquitetura ecl彋ica no Brasil.

S緌 50 metros de altura e 45 de largura instalados imponentes sobre o alto de uma colina de onde, 廧oca da constru誽o, avistava-se a Ba燰 de Guanabara em meio ao isolamento de uma vegeta誽o densa. O pr嶮io foi fundado sobre blocos de granito, suas paredes foram erguidas em alvenaria e recobertas por tijolos e o revestimento interno feito em madeira entalhada, que recobre cada cent璥etro do teto e das paredes. A lou蓷 dos banheiros foi importada da Inglaterra, as lumin嫫ias com cpulas em opalina lil嫳 s緌 alem綼 e os gradeamentos das janelas contam 18 desenhos diferentes. Instalado em 1909, o elevador feito em mogno, com portas de cristal bisotado, o mais antigo ainda em funcionamento no Rio de Janeiro. Al幦 do elevador, o pr嶮io contava com as mais modernas instala踥es da 廧oca, como sistema de telefonia, instala踥es de g嫳 e eletricidade.

O tombamento do Castelo Mourisco em 1981 pelo Instituto do Patrim獼io Hist鏎ico Nacional (Iphan) incluiu todo o conjunto arquitet獼ico do qual a pe蓷 mais representativa, al幦 da 嫫ea verde do entorno. Entre as outras constru踥es tombadas est緌 o Pavilh緌 do Rel鏬io, constru獮o em 1902, e a Cavalari蓷 para Animais Inoculados, finalizada em 1904; ambos em puro estilo ingl瘰, como evidencia o rel鏬io de quatro faces ainda operante e o gradeamento das sacadas em art-nouveau.

Desde 1987 o Castelo passa por uma s廨ie de restaura踥es que conservam intactos seus menores detalhes. Quase cem anos ap鏀 o in獳io de sua constru誽o, o pr嶮io continua ativo. Atualmente, abriga a Presid瘽cia da Funda誽o Oswaldo Cruz, criada em 1970, e a Biblioteca de Obras Raras. O Castelo Mourisco est aberto visita誽o pblica de segunda a sexta-feira.

(source Fiocruz website)

Bluejeans, nivaldo has marked this note useful

Photo Information
Viewed: 3661
Points: 22
Discussions
Additional Photos by Andre Bonavita (bona) Gold Star Critiquer/Gold Star Workshop Editor/Gold Note Writer [C: 1361 W: 113 N: 3425] (15057)
View More Pictures
explore TREKEARTH